sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

CORRENTE DE PÉROLAS NA REVISTA MÁXIMA


Estávamos no final de 2014 quando a Sofia Lucas, Directora da Revista Máxima, nos convidou para uma produção fotográfica e entrevista a propósito do nosso livro Pérolas Mini-Arrojadas. A ideia era apresentar o livro aos leitores da revista e criar uma corrente de Pérolas Alheias (dos leitores e seguidores) até ao dia da Mãe. Foi super divertido! Foi a primeira sessão a sério que fizemos as duas e adorámos o resultado que saiu para as bancas na edição de Fevereiro de 2015.
Obrigada à Mafalda Sequeira Braga que nos entrevistou. Vamos recordar?




"A animadora da Rádio Comercial deu os primeiros passos na área aos 16 anos e, quatro anos depois, venceu o Concurso de Novos Talentos da Rádio Comercial, onde se mantém desde então. Tem 36 anos, é casada e tem uma filha de oito, Leonor: a estrela e inspiração do livro Pérolas Mini-Arrojadas.

O que a motivou a escrever este livro?
- Começou por ser uma partilha, como tantas outras, no facebook e acabei por juntar muito material. A ideia inicial era escrever um diário para mais tarde recordar, assim como tenho o diário da minha gravidez. Sempre adorei escrever e achei que era giro guardar esta fase da vida da minha filha, achei que um dia mais tarde ela iria gostar de ler aquilo que dizia, até porque nós ríamos tanto com as tiradas dela que era impossível não apontar tudo. Tornou-se um hobby, uma necessidade de apontar tudo o que saía da Nô e o feedback de quem me segue foi tão giro e incentivador que passei tudo para um blogue e, posteriormente, para o livro.

Este deve ser um desejo comum à maior parte dos Pais. O facto de estar ligada à comunicação ajudou a que o seu se concretizasse?
- Não pensei muito nisso na altura mas agora acho que sim. Não é à toa que sou comunicadora, não é à toa que desde sempre estive envolvida em projectos de Comunicação, não é à toa que esta é a minha profissão, a minha vida. O que gosto de fazer é comunicar, escrever é uma terapia, sempre foi, e o maior feedback que tinha das pessoas era precisamente esse. Que tinham pena de não ter apontado o que os filhos diziam quando eram pequeninos, que nunca pensaram nisso e hoje adorariam ter essa recordação. Foi esse o impulso que precisei para editar o livro porque, na realidade, eu ia escrever o livro só para a família e amigos mais chegados. Não era minha intenção, nem nunca foi um sonho escrever um livro. Tenho consciência das minhas capacidades e limitações, não sou escritora nem pretendo ser. Sou apenas uma Mãe deliciada com o crescimento da sua filha que percebeu que todas as crianças dizem coisas engraçadas, que todas as crianças vêem o Mundo de uma forma muito própria e que muitos Pais se identificavam com o que a Nô dizia.

Qual tem sido até agora a reacção do público a este projecto?
- Sempre foi muito interessante e inesperado. Não pensei que os pais se identificassem tanto, sou Mãe de primeira viagem, como se costuma dizer. Nunca tinha acompanhado tão de perto o crescimento e desenvolvimento de uma criança, não sabia como era. Uma coisa são os filhos dos amigos com quem estamos de vez em quando, outra coisa é ter uma criança em casa 24 sobre 24 horas e acompanhar todos os momentos, ser nossa. Quem é Mãe e Pai sabe disso mas só nos apercebemos mesmo quando somos Pais. E foi muito engraçado porque as reacções sempre foram muito positivas e encorajadoras. Sempre que eu partilhava uma Pérola da Nô, os meus seguidores riam e partilhavam também as Pérolas dos seus filhos. Ainda hoje é uma constante troca de galhardetes. É por isso que nas últimas páginas do livro existe um capítulo a que chamei "Pérolas Alheias". São algumas das Pérolas que recebi de seguidores da minha página de facebook e do blogue.

A Leonor já tem oito anos. Ela já leu o livro?
- Claro! Ela acompanhou de perto todo o processo, o livro foi lançado na altura em que ela começou a ler. A minha filha é muito saudosista. Ler o seu livro é das coisas que mais gosta. Ri-se e emociona-se. Diz-me muitas vezes: "Ai Mãe, que saudades de ter três anos e dizer estas coisas malucas..." Parece que já foi há tanto tempo mas só passaram cinco aninhos! Já combinámos que daqui a uns tempos, quando eu achar que está na altura, passo-lhe o testemunho e fica ela a gerir o seu próprio blogue e a partilhar as suas Pérolas, que agora são mais pensamentos e formas de entender o Mundo que a rodeia. Anda louca com essa ideia.

O que é "o" melhor da sua relação com a Leonor?
- É mesmo a minha relação com a Leonor. Não gosto muito de clichés e tento fugir deles mas a nossa relação é única. Não dá para explicar, é tão nossa... Gosto de sentir que, além de Mãe, sou também a melhor amiga (se é que isso é possível), a confidente, a protectora, a palhaça de serviço, um misto de tudo. E ela tem essa noção, a Nô é inacreditavelmente agradecida. Às vezes acho que ela não é deste Mundo.

É radialista mas movimenta-se noutras áreas. O que gostava de fazer mais?
- A minha vida é a rádio e a música, sempre foi, mas gosto de experimentar tudo o que tenha a ver com Comunicação, não tenho limites nem travões. Gosto de pensar que no mundo da Comunicação sou uma mota desgovernada! Adoro pôr música, apresentar espectáculos, ser júri em concursos de música, ser voz de spots publicitários, escrever, entrevistar artistas... Recentemente comecei a fazer televisão: apresento um programa num canal de cabo e estou a adorar mas a rádio continua a ser a número 1 na minha vida. Curiosamente, a minha Rádio Comercial continua a ser também a número 1 dos portugueses. Posso viver sem todas as outras vertentes da minha profissão mas sem rádio e música seria muito, mas muito infeliz.

Qual é, para si, a melhor forma de estimular a criatividade das crianças?
- Deixá-las respirar e viver. Orientá-las e não as criticar, não as abafar. Acompanhar o seu crescimento, amá-las loucamente mas impor-lhes os limites necessários. Não sou fã de muitas regras, acho que há um mínimo necessário, mas isso depende de cada Pai, de cada Mãe. Não somos perfeitos, vamos aprendendo com os nossos erros mas também com as nossas vitórias. Espero sinceramente estar a criar uma mulher educada, bem formada, divertida, inteligente, confiante e que, acima de tudo, se ame a si própria. É essa a educação que tento dar-lhe. Das coisas que a Nô diz, a que mais me emocionou foi: " Mãe, quando fores velhota não te vou pôr num lar, vou tomar conta de ti." Isto diz tudo, não diz?





Para quem não tem e nunca viu o livro (recentemente fiquei a saber que muitos desconheciam o livro e nem nunca tinham ouvido falar de mim) aqui ficam algumas fotos do "miolo":





O livro está dividido por capítulos que contêm as Pérolas da Nô e que correspondem à sua idade: o capítulo dos 3 anos, o dos 4 anos, o dos 5 anos e o dos 6 anos.


Também tem um capítulo dedicado às Pérolas de outras crianças que nos foram chegando via mail, facebook e blogue e alguns dos filhos dos nossos amigos, as chamadas "Pérolas Alheias".

E no fim, um último capítulo dedicado a todos os Pais e Mães que querem começar também a anotar as Pérolas dos seus filhotes. As páginas estão em branco para serem preenchidas por vocês e, mais tarde recordar: são "As Minhas Pérolas". Assim já ninguém se lamenta de que não apontou as saídas giras, engraçadas e comoventes dos seus filhotes, manos, primos... O que interessa é deixar uma recordação, memórias para a vida.


Um agradecimento muito especial à Sofia Lucas, Directora da Máxima, por este convite, à jornalista Mafalda Sequeira Braga e a toda a produção que contribuiu para este resultado final que muito nos orgulha. E é tão giro recordar! Sempre.


Espero que tenham gostado ;)

Beijinhos arrojados*














Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.